Cabeamento Estruturado
Qual a importância de um método padronizado para cabeamento estruturado?
Um sistema de cabeamento estruturado é um conjunto de produtos de cabeamento e conectividade, que integra voz, dados, vídeo e vários sistemas de gerenciamento de uma indústria (como alarmes de segurança, acesso de segurança, sistemas de energia etc.).
Esse sistema oferece muitas vantagens, principalmente para empresas que prezam por segurança, eficiência nas conexões, organização e economia de tempo com suporte técnico. Afinal, essa estrutura possibilita uma maior durabilidade para todo o sistema de cabos, conectores e dispositivos integrados.
Armazenamento e Servidor
Com a possibilidade de acessar arquivos de qualquer lugar e dispositivo conectado à internet, torna-se muito mais fácil colaborar com colegas, realizar alterações e atualizações em tempo real e manter-se atualizado sobre as últimas informações.
Além disso, a mobilidade também aumenta a eficiência e produtividade no ambiente de trabalho, permitindo que os funcionários acessem e editem documentos enquanto estão em trânsito ou fora do escritório. Com a mobilidade, é possível trabalhar em projetos em equipe mesmo quando membros da equipe estão em diferentes partes do mundo, tornando o trabalho remoto mais viável e eficaz.
Quais são as principais normas sobre cabeamento?
Todo tipo de instalação dentro da tecnologia da informação segue normas técnicas que são determinadas por importantes órgãos. No caso do cabeamento estruturado, as normas são dadas por três órgãos, sendo eles: Telecommunications Industry Association (TIA), Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e Electronics Industry Association (EIA).
Essas normas dão diretrizes sobre os cabos que devem ser utilizados, os conectores, como deve ser feita cada conexão, o que precisa ser considerado no sistema, e muitas outras informações. Veja a seguir as principais normas utilizadas no cabeamento estruturado:
ANSI/TIA-606-A – diretrizes do padrão de administração para telecomunicações comerciais;
ANSI/TIA-607-B – diretrizes sobre aterramento de telecomunicações em ligações para instalações de cliente;
ANSI/TIA-758-A – diretrizes do padrão de infraestrutura de telecomunicações em planta externa da propriedade;
ANSI/TIA-862 – diretrizes sobre padrão de cabeamento e sistemas de automação em edifícios comerciais;
ANSI/TIA/EIA-1005 – diretrizes sobre padrão de infraestrutura de telecomunicações em instalações industriais;
TIA-942 – diretrizes sobre padrão de infraestrutura de telecomunicações em Data Center;
TIA/EIA-568-C.3 – diretrizes sobre componentes de cabeamento de fibra óptica;
TIA/EIA-568-C.0 – diretrizes para cabeamento de telecomunicações em instalações de cliente;
TIA 569-B – diretrizes para padrão de construção comercial em espaços de telecomunicações;
IEEE-100BASE-TX – diretrizes para Ethernet rápida.
São muitas as normas técnicas utilizadas, mas essas são as principais e que dão as diretrizes mais importantes para a implementação de um sistema de cabeamento estruturado.
© Flow Tech. Todos direitos reservados. Design by Zolix